Cabeçalho

Home Livros Animes Séries Filmes Coisas Geeks Dicas Top5 Sobre

15 julho 2016

Machismo nos animes

Uma situação bem atual e polêmica é o machismo contido nos animes. Várias discussões vieram à tona mencionando sobretudo ecchis (conteúdo sexual), shounens e seinens. Foram diversos os argumentos dizendo que "o produto possui um público-alvo, quem não quiser, não assiste". O meu argumento vai explorar um ponto diferente: animes shoujos.





Animes shoujos são animes voltados ao público feminino. E, mesmo assim, existem vários elementos inegavelmente machistas nessas animações, que praticamente pregam por relacionamentos abusivos e mostram garotas como seres masoquistas e subservientes. 

Exemplos?


Itazura na Kiss:


 Amo esse anime em tantos aspectos! 
As amizades verdadeiras e sem aquelas idealizações de amigas fofinhas, o desenvolvimento da história até a protagonista se tornar uma adulta, a comédia, por ser uma animação simples e tocante... 
Dá até uma dorzinha no coração pô-lo aqui, mas o Irie passou dos limites, humilhando a Kotoko diversas vezes. Ele já lhe deu um tapa na no rosto e a chamou de "garota estúpida". Preciso falar mais? 

Diabolik Lovers:




Não tem como ignorar essa explosão de fanservice
Se você curte  shoujo, com certeza já ouviu falar nesse harém-inverso repleto de vampirinhos que bebem o sangue da protagonista enquanto falam bobagens abusivas. Parece quase uma cena de estupro. 

Mas não é só isso! A protagonista diz "Sai!" uma vez, como se houvesse lutado contra aquilo, antes de se render e deixar os "mocinhos" fazerem o que bem entenderem. 



Ookami Shoujo To Kuro Ouji:



Aposto que apenas o nome já te assustou. 
Numa tradução livre, ele significa "Garota lobo e príncipe negro" ou, para  exemplificar melhor, "Garota cachorro e príncipe negro". Resumidamente, conta a história de uma menina que disse às suas "amigas" que tinha um namorado e as mostrou uma foto de um menino aleatório. Mas o menino acaba descobrindo o ocorrido e manda ela ser seu cachorrinho, senão ele contaria a verdade.

O pior é que ela aceita a situação com, cofcof, medo de perder suas super-amigas! 



Hana Yori Dango


Um clássico shoujo que rendeu diversas adaptações. 
Uma história maravilhosa, onde a protagonista se mostra forte e destemida diversas vezes! I LOVE MAKINO!

Mas...
Sempre tem um mas. 

Existe uma cena bem específica do anime que me desagradou. Uma cena em que o Tsukasa força um beijo com a Makino de forma muito assustadora. E, para dar um toque final, aquele traço mal-feito - por se tratar de uma anime bem antigo - deixa tudo ainda mais medonho. 



O que mais me assusta nisso é o fato de esse tipo de cena machista ser  bem vista pelos fãs e normalizada pelas protagonistas da história que acham um modo de gostar desse tipo de atitude. Existem atitudes que devem ser repudiadas pela sociedade, e não podem ser vistas como fofinhas ou é "apenas ficção". 

As meninas inocentes em shoujos tudo bem. Dá até de aceitar isso como personalidade delas! Mas quando uma menina é violentada, abusada ou insultada e isso é visto como bonitinho, com certeza há algo de errado.

Deixe sua opinião aí embaixo! Espero ter deixado minha opinião clara e não criar desavenças ;) Beijos!






5 comentários:

  1. Eu vim aqui exatamente pelo Diabolik Lovers, eu amo o anime, eu como garoto acho extremamente abusivo o que eles fazem com a protagonista, realmente quase uma cena de estupro... fico me perguntando como ninguém vê isso como algo ruim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! É como se fosse um anime que mostrasse apenas sucessivas cenas de abuso, sem nenhuma trama lógica... Há uma tentativa de mascarar isso com uma história meia boca, mas realmente, vejo poucas pessoas apontando isso
      Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  2. Vim aqui por Diabolik Lovers também, faço das palavras do garoto acima as minhas! Mano, achei extremamente abusivo e precisei pesquisar sobre, pois minhas amigas em 2014 (?) amavam esse anime, e, eu vim ver hoje, parei no episódio 7 e pretendo não voltar a ver, eu achava que a trama iria se estender com o Ayato apaixonado por ela, sem sequer deixar um dos irmãos tocar nela, um relacionamento normal, porém, foi exatamente o contrário disso, fiquei pasma em uma cena que um dos irmãos estava com a garota na igreja e a estuprou, sim, aquilo foi uma cena de estupro, não foi mostrado em imagens, mas foi o que deu a entender. Há abuso psicológico em diversas cenas, não sei como as pessoas advertem o anime como "fofo", é absurdamente perturbado e doentio.

    ResponderExcluir
  3. Assisti até o segundo Ep de Diabolik Lovers... Extremamente tóxico. Sério forçar alguém a fazer qualquer coisa é passar dos limites. Ficam passando a língua nela, é um absurdo. Por mais lindo e irresistível que um cara seja, se ele fizer isso comigo vira caso de polícia. Realmente é "Perturbado e doentio".

    ResponderExcluir
  4. Confesso que também estou apavorada com Diabolik lovers, eu conheci o anime através de uma edição de vídeo e música, e quando fui ver o anime eu me senti mal, eu não esperava àquelas cenas de abuso de variadas formas contra a menina, não cheguei ao final para saber se a menina vai conseguir justiça contra isso, mas estou até com receio de continuar e chagar no final e a menina morrer e os cara fica como os gostosões da história.

    ResponderExcluir