Cabeçalho

Home Livros Animes Séries Filmes Coisas Geeks Dicas Top5 Sobre

23 setembro 2016

Os meninos da rua Paulo

Drama, comédia

Autor: Ferenc Molnár
256 páginas






Resultado de imagem para os meninos da rua paulo
Um clássico da literatura húngara, Os meninos da rua Paulo passa uma mensagem linda de amizade e imaginação. A Sociedade do Betume, um grupo de meninos pré-adolescentes/crianças, se encontra regularmente no grund, um terreno baldio onde todas as suas fantasias ganham realidade. Mas o grupo dos camisas-vermelha, sem lugar para suas brincadeiras, exige o terreno, declarando guerra.

Desse modo, o general Boka toma as devidas providências com relação ao assunto, determinado a manter o local no qual fundaram sua Sociedade . Com diálogos muito criativos que nos fazem entrar na brincadeira, o autor não somente nos conta uma história como também deixa a entender que tudo foi real.



O livro é curto, rápido de ler, com uma escrita fácil, raras consultas ao dicionário. Segue uma linha temporal de 1880, mas , mesmo se tratando de um período diferente, não deixa de ser nostálgico ver um grupo de amigos tão unidos. A história ganhou diversas adaptações de teatro e cinema, tem  mais de um milhão de leitores pelo mundo e mais de 500 reimpressões somente aqui no Brasil;

Uma homenagem aos meninos foi erguida na cidade de Budapeste,  onde uma escultura dos amigos, esculpida em bronze por Péter Szanyl,  pode ser vista em frente à uma escola. Ela mostra um grupo jogando bolas de gude e, ao lado, dois integrantes dos camisas-vermelhas encostados ao lado.


Resultado de imagem para os meninos da rua paulo budapeste



Outro ponto interessante de se comentar é que, curiosamente, o livro foi traduzida para o português por um húngaro, Paulo Rónai, um professor, tradutor e revisor que se instalou aqui no Brasil por causa da Segunda Guerra Mundial. Falava duas outras línguas: francês e latim!

Leia sem medo! E aproveite a leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário