Cabeçalho

Home Livros Animes Séries Filmes Coisas Geeks Dicas Top5 Sobre

19 março 2016

A Bibliotecária de Auschwitz

Autor: Antonio G. Iturbe
Editora: Nova Fronteira
370 páginas


Misturando fatos reais com ficção, Antonio G. Iturbe 
cria uma narrativa informativa e emocionante que se passa nos campos de concentração de Auschwitz durante a Alemanha nazista.

 Responsável pelo bloco 31 do campo de extermínio Auschwitz-Bikernau, Alfred Hirsh tem carta branca para reunir as crianças e entretê-las com música e brincadeiras junto com outros adultos. O que os nazistas sequer imaginam é que uma pequena escola cresce dentro daquele galpão úmido, e oito livros gastos estão escondidos embaixo das tábuas do escritório de Hirsh. Dita Aldlerova, com 14 anos, tem a grande responsabilidade de cuidar da integridade e discrição deles, escondendo-os embaixo do vestido.



Este livro é maravilhoso... E, ao mesmo tempo, horrível. O autor consegue relatar os fatos com esmero, numa escrita intrigante que aos poucos consegue seu rumo. Utilizando vários pontos de vistas através da terceira pessoa, o autor explora vários fatos da Alemanha nazista de forma coerente.

Saber que o livro foi baseado numa história real deixa a leitura  muito mais agradável e importante, pois alguém realmente passou por aqueles percalços. Mas não se engane pensando que tudo o que foi narrado no livro aconteceu com Dita Kraus: o autor criou um cenário embasado em fatos, dando informações verdadeiras sobre Aushwitz, no entanto, ele também acrescenta detalhes para enriquecer a trama.

Uma leitura que, além de te contar um pouco da rotina e funcionamento desse campo de concentração, incrementa um pouco de mistério, amizade e - não menos importante - esperança. Recomendo.













Nenhum comentário:

Postar um comentário